Um amigo me encomendou este post. É um tema sob o qual sempre penso a respeito e sobre o qual tenho opinião formada. Aliás, em varias redes e fóruns virtuais dos quais faço parte nos EUA, o tema é, volta e meia, discutido. A questão básica é: existe relação entre atividade física de endurance e gestão empresarial? Reparem que estou falando de atividades de endurance. Acho melhor colocar desta forma, pois em tais atividades a questão é mais explícita.
Respondendo de forma objetiva: sim existe uma relação brutal entre os dois mundos. Numa prova como um Ionman, por exemplo, questões como planejamento, tomada de decisão, análise de riscos têm que ser trabalhadas o tempo todo. Por melhor que seja o seu planejamento, por melhor que seja o seu processo de tomada de decisão, por mais claramente identificados, mensurados e gerenciados que estejam os seus riscos, numa prova de ironman, assim como na vida empresarial, nem todas as variáveis estão sob controle e, muitas vezes, o fator surpresa, a incerteza, pode surgir do nada e obrigar a uma tomada de decisão em situação bem mais complexa. Pode-se verificar, portanto, um paralelo muito grande entre os dois mundos.
Assim, em geral, ser um atleta de provas de endurance pode fazer você um melhor executivo, ao lidar com aspectos importantes, em ambos os mundos, tais como persistência, desafios, além dos já citados anteriormente. O efeito colateral disso tudo será mais saúde. Pense à respeito.
0 comentários:
Postar um comentário