Este post tem por objetivo mostrar o quanto de água corporal podemos perder em uma hora de corrida. Gravei o post (filme) num dia em que a temperatura estava oscilando entre 26 e 29 graus C. A corrida começou por voltas das 11 horas (AM). É evidente que a perda de líquido (água) pode variar de atleta para atleta, mas é importante assistir o vídeo para que tenhamos em mente a importância de traçarmos uma boa estratégia de hidratação para a nossa prova.
Neste dia, me hidratei adequadamente antes de começar a correr. Fiz a minha pesagem e estava com 74,1 kg. Após 1 hora de corrida, a um pace aproximado de 5:40, meu peso bateu 71,7. Ou seja, tive uma perda de 2,4 kg. É MUITA COISA. Durante a 1 hora de corrida não me hidratei. Algumas alterações, apesar da corrida ter sido curta, pouco mais de 11 km, puderam ser observadas:
1) queda brutal no rendimento;
2) sensação de cansaço extremo ao final;
3) algumas dores no corpo, especialmente na região abdominal.
Bom, em meus treinos costumo me alimentar e hidratar o tempo todo. Com o que se hidratar? Uma boa opção é a água....
Durante a corrida, a sensação de sede chegou a prejudicar seu rendimento (distância percorrida ou pace ou ambos?
ResponderExcluirPaulo, acredito que indiretamente sim, pois eu comecei mais forte e reduzi um pouco no final, pois fiquei com medo de "sofrer"muito. Agora se fosse mais longa um pouco, acho que o prejuízo poderia ser efetivo, pois a perda de peso (água) foi grande. Claro que isso será função da temperatura, do pace, dentre outras coisas. Acho que a chave é a moderação, pois omo você sabe, melhor do que eu, hidratação demais.....vai te colocar em sério risco
ResponderExcluir