Musculação e Triatlo

Muito se discute se vale à pena, ou não, fazer musculação como auxílio à prática do triatlo. A resposta é sim. Aliás, a musculação pode ajudar para qualquer tipo de esporte.

Todavia, alguns pontos importantes devem ser considerados. Quais são os pontos? Vamos lá:

Tempo disponível para treino: Se você mal tem tempo para treinar natação, bike e corrida, lamento informar, mas vai ser complicado inserir musculação na sua rotina de treinos. Seria o ideal, mas acho que não vai dar. Talvez você possa fazer um treino de musculação no seu período de férias (off-season). Um ponto importante; você não é fisioculturista, você é triatleta. Pense nisso na hora de efetuar seu treino.

 
  1. Tipo de prova que você pretende fazer: O tipo de prova que você pretende fazer terá um impacto direto na sua rotina de treino de musculação. Pense nisso. Faço provas de longa duração, de endurance? Se for este o seu caso, você deve fazer treinos específicos, para desenvolver os tipos de fibras musculares mais requisitados neste tipo de prova. Você faz provas de sprint? Explosão pura? Seu treino de musculação deve levar em consideração tal aspecto.
  2.  
  3. Inserção do treino de musculação no seu ciclo (programa) de treinamento: A prática de triatlo exige muito do seu corpo. São horas de prova e muitas horas de treino. É importante que o seu programa de treinamento seja ajustado. A inserção da musculação deve ser feita levando-se em consideração as demais atividades praticadas para que você não sobrecarregue seu corpo. Uma dica que vale muito é: na dúvida, faça menos!
Na hora de elaborar a sua planilha de treinamento é sempre importante procurar um profissional qualificado. Eu particularmente recomendo que você fuja dos que têm a filosofia "no pain, no gain". Prefira, sempre, a filosofia "no brain, no gain", rende mais e dói menos!

0 comentários:

Postar um comentário