Nem todo Ironman é um triatleta!

Hoje passei um bom tempo no facebook discutindo a questão da febre do Ironman (IM). Virou febre. Todo mundo quer fazer. Quem nunca fez triatlo começa, em alguns casos, fazendo a inscrição para o IM. É possível fazer isso? Sim, é claro que é, mas pode ser que cause traumas, ou acabe com a motivação do candidato ao IM.

Vamos analisar a questão do tempo de prova. São 17 horas. Dá para nadar bem tranquilo em 2 horas, ou um pouquinho mais. Dá para dar um rolê de bike em 7 horas e meia, ou 8 e ainda sobram quase 8 horas para uma bela caminhada na maratona. Uma corridinha no final e.....você é um Ironman! Viu, não é difícil ser um IM. Mas para ser triatleta tem que ter disciplina, treinar muito, cuidar da alimentação, do sono. Uma vida muio regrada e quase espartana. Isso não é fácil.

Eu até acredito que o verdadeiro triatleta, muitas vezes, gosta mais de treinar do que competir. Ele pode não ter a meia de compressão combinando com o restante da roupa, o tênis combinando com a viseira,  a bike com a sapatilha e por aí vai. O prazer para o triatleta está nos treinos e, para os mais competitivos, na prova em si, buscando sempre a superação.

Existe grande chance, então, de se fazer um IM, em 17 horas, com pouco treino, até fora de forma, e ainda dá para cruzar a linha de chegada gritando, agitando e tudo mais....mas, na minha visão isso não fará de você um triatleta, mas apenas um IM. Do ponto de vista ideal, até para evitar judiar do seu corpo e da sua mente, o ideal seria que você fosse evoluindo, e aumentando as suas distâncias, aos poucos. Como um colega disse numa das discussões hoje à tarde, o IM seria a cereja do bolo. Eu fiz uma provocação quando percebi que algumas pessoas estavam tendo no IM a sua primeira prova de triatlo. Eu indaguei...que tal fazer logo um Ultraman (nadar 10 k, pedalar 420 k e correr 84 k)? Eu começei com um olímpico e acho que já foi demais, pois fiquei desesperado no mar.

Ou seja, a escolha é sua, mas se você está iniciando no triatlo, não faça o que eu fiz .... vá evoluindo aos poucos, aumentando as suas distâncias aos poucos e curta mais a beleza do triatlo.

0 comentários:

Postar um comentário