Entrevista com Igor Amorelli

Pessoal, Aloha!
O entrevistado da semana é Igor Amorelli. Bom a entrevista estava programada para sair hoje e, por coincidência, ele acabou de correr o IM Áustria e chegar em 5 lugar, numa prova muito disputada. Parabéns Igor, por mais este brilhante resultado.
Pois bem, apesar dos excepcionais resultados que têm alcançado nos últimos tempos, o Igor, de forma muito gentil, aceitou prontamente o pedido de fazer a entrevista com o nosso blog. Entre um treino e outro, uma prova e outra, foi respondendo as questões.

Obrigado ao Igor e a todos vocês que acompanham o blog. Espero que gostem da entrevista!


1) Dados pessoais do atleta

Nome- Igor Fonseca Amorelli

Idade- 28

Altura- 1.81

Peso- 70

Aonde mora- Balneário Camboriu-SC

Aonde treina- Balneário Camboriu-SC

Patrocínios- CPH Triathlon, Aquasphere, Age, Woom, Compressport, Univali, Itajai FME.

Técnicos- Carlos Moraes, Rafael Cruz Palito

 

2) Conte um pouco a sua trajetória no triatlo
Comecei no triathlon aos poucos, primeiro comecei a nadar para ajudar a ter um condicionamento quando pegava onda, depois comecei fazer algumas provas de natação e conheci o pessoal do Triathlon, a partir dai iniciei. Em 2005 fui morar e competir por Joinville, 2006 fiz parte do Cntt da Cbtri em Vila Velha-ES. Em 2009 fui campeão sulamericano de triathlon e da pan american cup de Vina del Mar - olímpico. Em 2010 fui 6º no mundial 70.3 e fui pra Rio Maior-Portugal para outro projeto da Cbtri, e agora estou fazendo algumas provas como o Ironman Brasil que fui 2º.


3) Que tipo de prova você prefere fazer? E qual menos gosta?
Gosto de todas as provas, desde o sprint até o ironman. Mas a que eu mais gosto com certeza é o ironman e a que menos gosto é o duathlon terrestre.


4) Qual é a sua melhor disciplina no triatlo?
Acho que sou um cara bem equilibrado nas três disciplinas, mas o que mais preciso melhorar é a corrida.


5) Como é a sua rotina de treinos?
De segunda à segunda. De manhã e tarde, umas 4 vezes por semana. Manhã, tarde e noite, 2 vezes, e um período,  1 vez por semana. Uma folga a cada duas semanas ou dependendo da fase do treinamento.


6) Como é ser atleta profissional no Brasil?
Além de ter que treinar muito, e às vezes com uma estrutura não tão boa como fora do Brasil, pois aqui o atleta tem que ficar correndo atrás de patrocínios toda hora. E isso é o mais difícil e o que não gosto de fazer. Treinar todos os dias e fácil! Até pouco tempo atrás poucas pessoas me levavam a sério como triatleta. Depois do resultado do ironman Brasil eu tenho recebido mais apoio, além de estar tendo o meu trabalho mais reconhecido.


7) Projetos futuros dentro do triatlo?
Projetos a curto prazo é o Mundial de Kona e Vegas esse ano. Também estamos montando um centro de treinamento de triathlon e recuperação em Balneário Camboriu. Chama-se CPH, que na verdade já é uma academia e, em breve, estaremos inaugurando o centro e juntamente com a nossa Equipe CPH Triathlon esperamos crescer bastante.


8) Você tem sido bem consistente em provas de IM 70.3 e conseguiu um resultado excepcional no IM Brasil. Como fazer para ter bons desempenhos em todas essas provas?
Acho que o principal e que gosto muito de treinar, as três modalidades e todos os tipos de treinos, e isso junto com a equipe e estrutura que temos em Balneário faz uma diferença enorme. Não tem nada de segredo, só muito treino, descanso, alimentação boa, e a diversão que é morar, treinar e conviver com o pessoal de balneario.


9) Que dicas você poderia dar para quem pretende começar no triatlo?
Vejo muitas pessoas iniciando no triathlon pelo ironman, não sou contra isso porque sei que o ironman é o que mais motiva as pessoas no triathlon. Só acho que as pessoas poderiam começar um pouco mais devagar nas distâncias menores e ir evoluindo até chegar ao ironman. Se você quer superar limites, supere os seus limites pra você mesmo e não para os outros. Para muitas pessoas completar um ironman é um feito excepcional, mas vejo que alguns (que têm um pouco mais de facilidade) fazem corpo mole durante os treinos e a competição, mas quando terminam chegam berrando achando que são super guerreiros. Em alguns casos correr 10km abaixo de 40min é muito mais difícil do que completar um ironman, mas assistindo a prova nós conseguimos ver quais realmente sofreram para estar ali e dar o seu melhor. Acho que a dica na verdade foi mais em relação à humildade e um desabafo... hahaha!

0 comentários:

Postar um comentário